Introdução ou início de algo antigo novo
Acho que é costume todo o blog começar com uma introdução, por isso vou esforçar-me ao máximo para escrever uma. O meu nome é Sam, e levo a fotografia semi-a sério desde 2007. Descobri o meu fascínio pela fotografia quando, para experimentar algo novo, me inscrevi num grupo extracurricular de fotografia durante o ensino secundário.
Ver o meu primeiro fotograma aparecer num tanque de revelador numa pequena casa de banho da minha escola, modificado para servir de estúdio de revelação, mudou o meu mundo sem que eu me apercebesse. A partir desse momento, decidi que queria ser fotógrafo. Na altura, ainda não sabia de nada, mas sabia que queria fotografar alguma coisa.
Decidi que, se tivesse de estudar, pelo menos seria algo que me agradasse, e depois de terminar o 9º ano inscrevi-me no curso profissional de fotografia publicitária e fotojornalismo na EPI, que frequentei durante 3 anos, mas não concluí por motivos familiares.
Após a conclusão do curso, aliei a minha paixão pela fotografia ao meu interesse pela música e comecei a fotografar concertos locais, o que me levou a acompanhar algumas bandas em "tour" e até a colaborar com blogs sobre o tema. Com o fim do blog e a falta de disponibilidade na altura, acabei por me afastar por uns tempos.
Para terminar esta pausa, decidi sair da rotina e começar a fotografar pessoas. Decidi também investir na minha formação. Fiz um curso de edição de imagem na Flag e participei em alguns workshops sobre social media e marketing digital. Passados todos estes anos, o que é para mim a fotografia? E porquê começar um blog em 2024? A fotografia tornou-se a minha forma de me expressar. Explorar novas técnicas e testar novos materiais sempre foi algo que adorei fazer, e a fotografia permite-me fazê-lo constantemente.
Em relação ao blog, não prometo que seja consistente, mas quero deixar aqui os resultados das minhas experiências e análises mais completas de materiais, que acredito que ajudarão quem os lê e os inspirarão a criar também.